Autor: Jorge Simões

empatia

Diz-se que é o ser estar no lugar do outro!

            Sim, verdade, pois em ler o código de ética Moral do Evangelho Segundo o Espiritismo iremos observar que o “Amar o próximo” não é questão de simplíssima opinião, onde muitos equivocadamente tendem somente para a questão puramente fisiológica, onde o efeito memória fica bem evidenciado. Portanto na observação ética, a moral transcende ao paradigma físico-literal, em opinião estritamente pessoal de todo Espiritualista que ainda não perceber uma verdade estreita, mas de importante veracidade.

                        Qual o verdadeiro sentido da palavra Caridade? É a criatura ser boa, compreensiva, generosa, gentil, ouvir, orientar bem, se souber, ao irmão que precisa desta caridade! Praticando, exercitando, aos poucos iremos somatizando os conceitos Éticos Morais, transformando estas ações em atitudes naturais de nosso dia-a-dia, aplicando essa experiência prática, e reunindo essas ações com as tribulações da vida que nos acicatam, certamente cresceremos, evoluiremos em direção ao bem, para frente e para o alto!

            Um exemplo dos nossos dias, milhares de anônimos praticam a cidadania e você? Como se comporta diante da sociedade familiar, Bairro, Trabalho, Centro Espírita e ambientes outros quando o assunto em voga quase sempre nos impele a crítica, ao azedume a revolta, etc. Como não envolver-se se fazemos parte do meio deste turbilhão de seres humanos cada um com pensamento e opinião diferente do outro? Certamente que praticando o estudo que estamos tendo nas últimas semanas, acerca da EMPATIA! Colocando-nos no lugar do outro! Ouvindo com paciência, sem julgamentos, e nos lembrando dos ensinamentos do Mestre Jesus. Já pode ser um excelente início!

            A caridade no sentido real como entendia Jesus é “Amar o próximo como a si mesmo”, isto é Empatia, pois é colocar-se no lugar do outro e perceber a sua carência afetiva, ou problemas outros, e assim o próximo irá identificar em você uma pessoa de confiança e de coração aberto e amoroso, que se propõe a auxiliar, a ouvir. E pela natureza das irrevogáveis leis divinas, nos credenciamos também a ser ajudados no dia de amanhã, quando porventura o sofrimento aparecer em nossa porta.

empatia - se colocar no lugar do outro

Empatia – Ouvir sem julgamentos

Então meus irmãos, vamos juntos praticar a caridade? A empatia? O amor ao próximo?

Vamos iniciar este treinamento de prática do amor, da luz do Mestre Jesus?

No vídeo abaixo, emocionante e motivador, sob diversos aspectos, um exemplo de como um jovem criou empatia com uma multidão de pessoas, que naquele momento se identificaram com ele… Então, temos um testemunho, um verdadeiro exemplo de força, de fé, de amor, de caridade…a história deste jovem é linda, verdadeira, e uma motivação, de que nosso destino está em nossas mãos, que o amor é uma força que movimenta o universo!

Então meus irmãos? O que acharam? Qual sua opinião?
Participem conosco!
Deem sua opinião!

Empatia gera Empatia!

Livro: “Atendimento Fraterno”
Autor: Projeto Manoel Philomeno de Miranda
Médium: Divaldo Pereira Franco

Clique ao lado para baixar o livro => Livro Atendimento Fraterno

Autor: Jorge Simões

empatia gera empatia

empatia gera empatia

 

 

Tagged with:

Filed under: Artigos

Like this post? Subscribe to my RSS feed and get loads more!